| 10/11/2005 15h04min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em forte queda nos negócios da tarde desta quarta, dando continuidade à tendência da manhã. Às 14h39m o Índice Bovespa marcava 30.290 pontos, com queda de 1,23%. O dólar à vista recuava 0,14%, cotado a R$ 2,174 na compra e R$ 2,176 na venda.
O mercado de ações reage negativamente à aceleração da inflação do IPCA e também aos desentendimentos entre o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil. Enfraquecido por denúncias e também por críticas do "fogo amigo", o ministro ameaça deixar o governo.
Entre as ações que fazem parte do Índice Bovespa, as maiores quedas são de Petrobras ON (-5,05%) e Vale do Rio Doce ON (-4,71%). As altas mais significativas do índice são de Siderúrgica Tubarão PN (+1,71%) e Tele Centro Oeste PN (+1,67%).
O mercado de câmbio não se abala com a crise política, nem muito menos com a inflação mais alta. Enquanto os juros permanecem atrativos para o investidor externo, o dólar se mantém em baixa. O Banco Central deve fazer nesta tarde mais um leilão para compra de dólares, mas possivelmente não irá promover uma alteração significativa na cotação.
No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros oscilam perto da estabilidade e o risco-país nacional sobe 5 pontos, para 348 pontos centesimais.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.