| 11/11/2005 13h54min
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nota de esclarecimento afirmando que ainda não se manifestou conclusivamente sobre a suspeita de foco de febre aftosa no Paraná porque os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Nacional de Apoio Agropecuário não são conclusivos.
Confira na íntegra os motivos enumerados pelo Ministério na nota:
1 – dia 20 de outubro de 2005, foi notificado ao Ministério da Agricultura pela Secretaria de Agricultura do Paraná a presença de bovinos com sintomatologia clínica compatível com a febre aftosa. Os animais que apresentaram a sintomatologia eram originários ou tiveram contatos com outros de propriedades do Estado do Mato Grosso do Sul onde foram registrados anteriormente focos de aftosa.
2 – O diagnóstico clínico divulgado na época era compatível com a presença do vírus da doença.
3 – Os exames realizados pelo Laboratório Nacional de Apoio Agropecuário (Lanagro-PA) não foram suficientes para esclarecer o quadro clínico apresentado.
4 – Os técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura entendem que um diagnóstico conclusivo não se restringe apenas a resultados de exames laboratoriais, sendo também necessário que se considere as manifestações clínicas e a vinculação epidemiológica, ou seja, a origem dos animais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.