| 24/11/2005 09h58min
A confiança empresarial na Alemanha caiu em novembro, após atingir seu ponto mais alto dos últimos cinco anos em outubro. O comércio de varejo e os serviços apresentaram uma piora ostensiva.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica alemão (Ifo), o índice de confiança empresarial na Alemanha caiu em novembro para 97,8 pontos, contra os 98,8 pontos revisados no mês anterior.
Para o presidente do Ifo, Hans-Werner Sinn, no entanto, os dados demonstram que continua a moderada recuperação econômica e destacou o otimismo das expectativas nas companhias exportadoras.
A queda surpreendeu os analistas, que tinham previsto que o índice se manteria no mesmo nível de outubro, impulsionado pela aceleração econômica que os indicadores macroeconômicos dos últimos meses mostraram.
No entanto, a alta das taxas de juros anunciada pelo Banco Central Europeu (BCE) fez com que surjam preocupações com relação aos efeitos que este aumento pode ter a longo prazo na Alemanha, onde a confiança do consumidor é frágil, disseram os especialistas.
Os questionados pelo instituto de Munique qualificaram a situação econômica atual como pior que no mês anterior, por sua vez os prognósticos para os próximos meses pioraram, com relação às previsões anteriores.
O Ifo ressaltou que, apesar do retrocesso, o índice ainda se manteve claramente acima do valor de setembro, que foi de 96,0 pontos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.