| 04/12/2005 18h01min
O Vasco derrotou o Paraná por 3 a 1 neste domingo, em São Januário, em jogo válido pela 42ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2005. Romário deu o passe para o primeiro gol vascaíno, marcado por Abedi, e anotou outros dois, assumindo a artilharia do campeonato, com 22 gols. Parral descontou para os paranaenses no segundo tempo.
Com as derrotas de Juventude e Fortaleza, o Vasco termina o campeonato na 12ª posição, com 56 pontos, e espera a confirmação da CBF sobre sua participação na Copa Sul-Americana de 2006, já que ainda não está definida a presença São Paulo, 11º colocado e atual campeão da Libertadores. O Paraná permanece com 61 pontos e finaliza a competição no sétimo posto da tabela.
O confronto entre as equipes carioca e paranaense trouxe bons momentos desde o início. Mal havia começado a partida e o placar já estava aberto. Aos dois minutos, em jogada iniciada por Róbson Luiz, Romário recebeu a bola e tocou para Abedi. O meia invadiu a área, driblou o goleiro Flávio e mandou para o fundo das redes.
O segundo gol vascaíno veio aos 16. Após jogada do ataque, Abedi invadiu a área e foi derrubado. O juiz assinalou pênalti e, na cobrança, Romário bateu no canto esquerdo de Flávio e marcou seu 21º gol no campeonato nacional.
Após levar os gols, o Tricolor tentou acordar no campo e pressionar o Vasco em velozes contra-ataques. Mas a reação paranaense recebeu uma ducha de água fria com a expulsão do lateral Vicente, após falta dura no lateral Wagner Diniz, aos 39 minutos.
O segundo tempo dava a impressão de repetir a tônica da primeira etapa, mas logo aos cinco minutos o reserva Parral descontou para o Paraná. O lateral fez boa jogada pela esquerda e mandou um chute sem defesas para o fundo do gol de Roberto.
Aos 13 veio o lance mais confuso do jogo. O lateral Neto cometeu pênalti sobre o atacante Marco Brito e, na cobrança, Romário bateu e o árbitro mandou voltar, pois houve invasão da área. Os jogadores do Paraná se revoltaram e, na confusão, o goleiro Flávio foi expulso.
Na nova cobrança da penalidade, aos 18, já com o goleiro reserva Marcos Leandro sob as traves, Romário cobrou com calma e fez o terceiro do Vasco, assumindo a artilharia isoladamente, com 22 gols.
Depois disso, o time do Vasco apenas esperou o tempo passar e criou poucas chances até o final da partida. O Paraná, com dois jogadores a menos, não esboçava qualquer reação.
O árbitro Giulliano Bozzano ainda anulou um gol de Romário, aos 25. Mas em nada isto prejudicou o atacante, que aos 39 anos terminou o Brasileirão 2005 como principal goleador.
AGÊNCIA PLACARGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.