| 07/12/2005 11h56min
Levantamento divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou estabilidade na produção industrial de setembro para outubro, com a ligeira variação de 0,1%, já descontados os efeitos sazonais.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 0,4%. No acumulado de janeiro a outubro de 2005, o aumento foi de 3,4%. A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses (4,1%), registrou desaceleração frente ao resultado de setembro ficando em 4,4%.
Conforme o IBGE, a ligeira variação, que sucede à queda de 2,3% assinalada em setembro, resulta da expansão em 13 dos 23 ramos industriais com séries ajustadas sazonalmente. Os destaques positivos ficam por conta de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (2,5%), refino de petróleo e produção de álcool (0,9%) e outros produtos químicos (0,8%). Entre as indústrias em queda, as principais pressões foram verificadas em material eletrônico e equipamentos de comunicações (-6,7%) e têxtil (-2,7%).
Entre as categorias de uso, a comparação com setembro apontou oscilações de -3,9% para bens de capital, 0,1% para bens intermediários, 2,8% para bens de consumo duráveis e 0,5% para bens de consumo semiduráveis e não-duráveis.
IBGEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.