| hmin
A estiagem na região Oeste afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que foram obrigadas a reduzir a geração de energia. Machadinho está com 81% da capacidade do lago e, Itá, com 50%. Em Itá, o lago está cerca de três metros abaixo do nível máximo, mas dentro da faixa normal de operação, que seria até seis metros abaixo do nível, de acordo o diretor de Produção de Energia da Tractebel (empresa que opera a usina), José Minuzzo. A afluência de água do Rio Uruguai no lago de Itá é de 370 metros cúbicos por segundo, contra uma média histórica de 648 metros cúbicos por segundo.
Devido ao quadro, a geração de energia em Itá chega a ficar em 280 megawatts no período da noite, com apenas uma unidade geradora, ou seja, 20% do total. Mas em alguns períodos do dia, com o alto consumo, a usina chega a operar com as cinco unidades geradoras, atingindo 1.450 megawatts. Minuzzo afirmou, entretanto, que a estiagem em Santa Catarina não chega a afetar o abastecimento de energia, pois existem outras fontes de geração integradas pelo Operador Nacional do Sistema.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.