| 18/12/2005 11h30min
Os colégios eleitorais abriram hoje suas portas às 8h (10h de Brasília) para as eleições gerais na Bolívia. Mais de 3,6 milhões de bolivianos elegerão presidente, vice-presidente, 130 deputados, 27 senadores e, pela primeira vez, os governadores dos nove departamentos do país.
No ato de abertura, na Corte Nacional Eleitoral (CNE), o presidente Eduardo Rodríguez pediu ao povo boliviano que dê um exemplo digno que os faça sentir orgulho de sua livre decisão no pleito.
– Estamos sob os olhos do mundo, demos um exemplo digno, em casa e para fora, que nos faça sentir orgulhosos de nossa livre decisão – assinalou.
Cerca de 26 mil militares e 24 mil policiais estão em ação em todo o território boliviano para resguardar as 121.119 mesas eleitorais dispostas para o pleito. Os colégios eleitorais devem funcionar por oito horas, quando as uirnas serão fechadas para a apuração.
Na Bolívia o voto é obrigatório sob risco sanções econômicas e até de privação de liberdade para os infratores. Mais de 200 observadores internacionais supervisionarão o pleito, A Organização dos Estados Americanos (OEA) enviou 166 observadores, segundo o chefe da missão deste órgão, o colombiano Horacio Serpa.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.