| 19/12/2005 12h47min
As eleições gerais realizadas no domingo na Bolívia - que, de acordo com números extra-oficiais, foram vencidas pelo líder índigena Evo Morales - registraram a mais alta participação dos últimos 10 anos. O porta-voz da Corte Nacional Eleitoral (CNE), Salvador Romero, disse que mais de 72% dos 3,6 milhões de bolivianos registrados para votar foram às urnas.
A histórica participação dos eleitores se une a outro feito fundamental na memória do país andino, no qual, durante 23 anos consecutivos de regimes democráticos, um candidato jamais havia alcançado uma vitória tão ampla. De acordo com o porta-voz do organismo eleitoral, a participação majoritária dos bolivianos nas eleições de domingo "dá maior legitimidade" aos ganhadores.
Segundo o Código Eleitoral, a CNE tem 25 dias para divulgar o relatório final, prazo que termina em 13 de janeiro. No entanto, Romero antecipou que esses prazos serão reduzidos ao máximo, dentro do possível.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.