| 21/12/2005 09h08min
O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein apareceu hoje sorridente, vestido com um traje escuro e sem gravata, ao entrar na sala do tribunal em Bagdá que o julga juntamente com sete de seus ex-assessores. Os oito acusados assistem à sexta sessão, retomada hoje, após duas semanas de recesso, dentro de um recinto protegido da zona verde, no oeste da capital.
O canal de televisão por satélite Al Jazira transmitiu imagens da nova sessão judicial, nas quais um dos acusados, Barzan al-Tikriti, meio-irmão de Saddam e ex-chefe dos serviços secretos, aparece se queixando porque o juiz "adota uma política seletiva".
Um dos advogados da defesa, Najib Al Al-Naimi, também se queixou das "ameaças" que sua equipe recebe e por ter sido maltratado por fiuncionários do aeroporto de Bagdá ontem, juntamente com outros membros da defesa.
Após alegar que o julgamento é "ilegítimo" e que houve falta de respeito, Saddam não se apresentou na última audiência do processo, realizada no dia 7 e na qual os juízes ouviram duas testemunhas.
Os oito acusados são julgados pelo massacre de 148 xiitas após uma tentativa de assassinato do ex-ditador em 1982 em uma aldeia situada ao norte de Bagdá.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.