| 23/12/2005 15h52min
O governo da Paraíba, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agropecuário e a Asplan (Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar), investiram na ampliação de 50 hectares de uma área para multiplicação de sementes da cultura.
A sementeira, conforme informou o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, localiza-se na zona rural de Alagoa Grande e ocupava um espaço de 62 hectares.
– Agora temos uma área em excelência de 118 hectares na produção de sementes de cana-de-açúcar – acrescentou.
Os investimentos no local pela associação e governo do Estado contabilizaram cerca de R$ 124 mil. De acordo com técnicos da Asplan, este ano foram distribuídas mais de 2,5 mil toneladas de sementes de cana, conseguindo atender de forma gratuita aproximadamente 160 produtores em mais de nove municípios do Litoral, Brejo e Sertão.
O secretário estadual do Desenvolvimento Agropecuário, Francisco de Assis Quintans, destacou que é preciso investir no setor sucroalcooleiro paraibano, que ocupou posição relevante, mas que necessita voltar a produzir e gerar renda, principalmente para os produtores que sobrevivem da agricultura familiar. No ranking regional a Paraíba ocupa a 3ª posição na produção de cana-de-açúcar, mas na produtividade por hectare empata com os demais Estados.
Para se plantar um hectare de cana-de-açúcar os investimentos somam cerca de R$ 2,3 mil. Quanto aos lucros que começam a partir da segunda safra em diante, chegam a 30%, assegurou Raimundo Nonato Siqueira. A cultura tem um ciclo de produção de cinco anos. Conforme prognósticos da Asplan, cerca de 900 produtores no Estado deverão produzir na safra 2005/2006, a ser concluída até janeiro do próximo ano, cerca de 3,5 milhões de toneladas.
GOVERNO DA PARAÍBAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.