| 27/12/2005 19h06min
O estado de saúde do ex-atacante Friaça, da Seleção Brasileira, é considerado grave, porém estável. O ex-jogador, vice-campeão do mundo em 1950, está internado em uma UTI em Itaperuna, Rio de Janeiro, desde o dia dois de dezembro, com insuficiência respiratória.
Segundo o site GloboEsporte.com, o cardiologista da UTI do Hospital São José do Avaí, César Ladeira, informou que o paciente sofre de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), típica de fumantes compulsivos. Conforme o médico, apesar de estar com traqueostomia, Friaça respira sem necessidade de aparelhos, se alimenta sozinho, e está fazendo fisioterapia.
Ladeira afirmou ainda que o ex-jogador deve sair da UTI e ir para a enfermaria, sem seqüelas, mas é difícil dar uma previsão de saída em função da idade do paciente.
Albino Friaça Cardoso tem 81 anos (19/10/1924) e nasceu em Porciúncula, cidade próxima de Itaperuna. O atacante começou a carreira no Fluminense, de sua cidade
natal, seguindo depois para o Ipiranga, de
Carangola-MG. Em 1943, ele foi contratado pelo Vasco.
Em 45/47, Friaça foi campeão carioca e do Sul-Americano em 1948. Em março de 1949, transferiu-se para o São Paulo, ajudando a equipe tricolor a levar o Estadual daquele ano. No ano seguinte, o atacante disputou o Mundial, realizado no Brasil, e vencido pelo Uruguai.
Após um retorno ao Vasco em 51, Friaça ainda jogou na Ponte Preta e no Guarani, na segunda metade dos anos 50.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.