| hmin
A expectativa de que a prévia nacional para escolher o candidato do PT à sucessão presidencial não iria empolgar os petistas catarinenses foi confirmada. Informações extra-oficiais apontam que, em várias cidades o quorum de 15% não foi alcançado, como em Florianópolis e Blumenau, por exemplo. A direção estadual divulgou às 20h deste domingo, dia 17, apenas a votação dos municípios onde houve quorum. Em 40 das 165 cidades aptas a votarem, o presidente de honra Luiz Inácio Lula da Silva recebeu 1.185 votos (77,4%) e o senador Eduardo Suplicy, 346 (22,6%). Seis dos 1.337 votos foram anulados.
Em Florianópolis, apenas 130 militantes estiveram na Escola Técnica, ou seja, 7,5% do total de filiados. Como a prévia na Capital não atingiu o quorum mínimo de 15%, as urnas não foram abertas, obedecendo orientação nacional. No maior município catarinense, Joinville, a participação também foi pequena. Dos 1,1 mil filiados, apenas 185 votaram. Destes, 142 escolheram Lula e 41 Suplicy. Dois votos foram anulados. Os organizadores da eleição em Joinville decidiram colocar uma urna extra para receber o voto dos não-filiados, que deverá ser aberta hoje ou amanhã.
A falta de motivação para a prévia no Estado pode se explicar pelo fato de que o PT já escolheu seu candidato ao governo - José Fritsch, prefeito de Chapecó - e porque a disputa nacional entre Lula e Suplicy nunca chegou a empolgar.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.