| 29/12/2005 18h05min
Os municípios de Herval d´Oeste e Jaborá, no Oeste de Santa Catarina, decretaram hoje situação de emergência. Com isso, chega a 12 o total de municípios homologados pela Defesa Civil a sofrerem os efeitos da seca. A região já contabiliza 50 dias sem chuvas expressivas. Em ambos os municípios o abastecimento de água já está comprometido, sobretudo para os moradores do interior, a maioria agricultores, avicultores e suinocultores.
Em Herval d´Oeste as principais comunidades afetadas são Serra Alta, Belém, Perpétuo Socorro e Sarandi. Dois poços artesianos serão perfurados nos próximos dias, segundo a prefeitura, que já disponibilizou cinco máquinas para o serviço. A meta é alcançar o Aqüífero Guarani, a 500 metros de profundidade. Enquanto isso, caminhões-pipa distribuem diariamente 100 mil litros de água que, além de servir para consumo humano abastece aviários e cocheiras. Na agricultura, 30% do milho e da alfafa, cultura mais cultivada em Herval, já foram perdidos.
Em Jaborá, onde 89% da economia é baseada na agricultura a estimativa é ainda mais que pessimista. Para o secretário de Agricultura Idenir Saretta espera-se prejuízos totais na ordem de R$ 2 milhões. O racionamento deve começar nos próximos dias, alerta a prefeitura. No município, são 520 pequenas propriedades, cuja produção é essencialmente familiar. Os 2,6 mil moradores interioranos são os mais afetados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.