| 31/12/2005 11h16min
Diante de seu primeiro acordo de cooperação bilateral, o líder cubano, Fidel Castro, e o presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, selaram uma aliança política. Na noite desta sexta, os dois líderes fizeram sua primeira aparição pública após a vitória eleitoral do boliviano em 18 de dezembro.
Fidel e Morales conversaram sobre a experiência dos jovens bolivianos que estudam em Cuba e anunciaram um acordo de cooperação que abrange saúde, educação e cultura.
Morales, que escolheu a ilha como escala inicial de sua primeira viagem ao exterior, não poupou elogios ao presidente cubano e confessou que tem dificuldades de escolher entre mestre, sábio ou avô para referir-se a ele.
Morales citou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e garantiu que não tem medo de repetir que Fidel e Hugo são os comandantes das forças libertárias da América Latina.
Fidel comemorou o amplo acordo de integração assinado, baseado na reciprocidade e na solidariedade. Também lembrou sua experiência.
– Já faz 47 anos, parece que foi ontem! – disse, em alusão ao aniversário da Revolução Cubana amanhã.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.