| 04/01/2006 18h51min
O prefeito de Erval Velho, Fernando Coelho, decretou hoje situação de emergência no município situado no Meio-Oeste catarinense, por causa da estiagem. Com a medida, espera facilitar o abatimento das dívidas de alguns agricultores, que já sofrem com o abastecimento precário de água.
Metade da produção de milho e 30% das produções de feijão, soja e leite estão condenadas. Alguns agricultores já perderam toda a lavoura. Segundo o prefeito, o prejuízo total no setor agrícola que é a base econômica municipal poderá chegar a R$ 4,5 milhões.
Há cerca de 10 dias, técnicos da prefeitura fizeram o levantamento dos prejuízos nas propriedades agrícolas, embora os efeitos da estiagem venham sendo sentidos há quase dois meses.
A chuva do final de semana alcançou 25 milímetros e fez com que o lago do Rio Salto do Leão, conhecido como Alague, subisse cinco metros. Mas antes da precipitação, o nível da água estava nove metros abaixo do normal.
No entanto, com dois dias seguidos de sol e calor intensos, a situação voltou a piorar. Uma pequena central hidrelétrica localizada no Alague, que fornece energia para uma indústria alimentícia em Herval d'Oeste, a 20 quilômetros do local, já parou uma das três turbinas de geração.
DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.