| 05/01/2006 00h12min
O vice-primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, assumiu as funções de governo durante os próximos cem dias, após a operação cirúrgica à qual foi submetido o primeiro-ministro, Ariel Sharon, internado em estado grave. Ehud Olmert, que ocupa também a pasta de Finanças, é considerado o seguidor de Sharon e assumiu as responsabilidades de governo cada vez que o primeiro-ministro esteve ausente.
Nascido em Binyamina, no norte de Israel, em 1945, é um dos históricos militantes do partido Likud, embora tenha seguido os passos de Sharon ao inscrever-se como militante de seu novo partido, o Kadima.
Com 23 anos serviu nas Forças de Defesa de Israel como combatente da Infantaria. Advogado de profissão, é diplomado em Psicologia, Filosofia e Leis pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Desde 1973 é membro do Parlamento israelense, ata que foi renovando nas diferentes eleições legislativas. Ele representou seu partido nos comitês parlamentares de Assuntos Exteriores, Defesa, Finanças, Interior e Meio Ambiente.
Entre 1988 e 1992 exerceu diferentes cargos no governo do então primeiro-ministro do Likud Yitzhak Shamir, entre eles a pasta de Minorias (1988-1990) e de 1990 a 1992 a da Saúde.
Em novembro de 1993 foi eleito prefeito de Jerusalém, cargo do qual se demitiu em 2003 quando Sharon o nomeou ministro da Indústria e Comércio e vice-primeiro-ministro. Em 7 de agosto de 2005 passou a ocupar a pasta de Finanças em substituição a Benjamin Netanyahu, que renunciou a seu cargo em desacordo com o Plano Sharon de evacuação das colônias judaicas de Gaza.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.