| 06/01/2006 08h30min
Os produtores de soja do norte do Rio Grande do Sul vão mudar alguns hábitos tradicionais para evitar prejuízos com uma possível estiagem. Sem recursos para investir em projetos de irrigação, a maior parte deles vai seguir instruções da Emater e alterou procedimentos para a safra 2005/2006.
A principal mudança em relação aos anos anteriores, indicada pela Emater, foi dar atenção ao escalonamento na época da semeadura, plantando o grão em épocas diferentes. A medida evita a perda de toda a produção em caso de período de seca. Outra dica da Emater foi diversificar a variedade da soja de acordo com o ciclo de maturação da planta, evitando de utilizar somente o plantio precoce.
– Recomendamos também aos produtores que fizessem um seguro agrícola e investissem em sistemas de irrigação, mas sabemos que maioria não pôde fazer – explicou Cláudio Doro, agrônomo da Emater de Passo Fundo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.