| 08/01/2006 18h13min
O calor intenso neste domingo foi o responsável por temporais em diversos municípios gaúchos. De acordo com o meteorologista Leandro Pulchaski, da Central RBS de Meteorologia, o fenômeno é típico da estação. As altas temperaturas aliadas à umidade provocam chuvas fortes.
Em Porto Alegre, por volta de 18h, chegou a cair granizo, em bairros como Morro Santa Tereza e Menino Deus. Mais cedo, as pedras de gelo espantaram os veranistas da beira da praia, em Cassino, no Litoral Sul. O granizo veio acompanhado de fortes ventos e forçou um retorno antecipado para casa.
Já há registros de estragos causados pelo temporal em São Lourenço do Sul, na zona sul do Estado, onde ocorreu o detelhamento de casas e do quiosque do Sesc na beira do rio. Também houve a queda de seis postes de luz. Em Capaçava do Sul e Santana da Boa Vista também choveu, assim como em Lajeado, onde a precipitação no meio da tarde não amenizou o calor.
Neste domingo, a máxima no Rio Grande do Sul foi de 41,2ºC, em Campo Bom, no Vale do Sinos. Em Pelotas, Zona Sul, os termômetros chegaram a marcar 39,8ºC. Na Capital, a máxima foi de 37ºC.
Segundo a Central RBS de Meteorologia, a chuva pode derrubar a temperatura em até 10ºC, mas já nesta segunda os gaúchos devem voltar a conviver com o calor. A situação deve se manter ao longo da semana e não estão descartados novos temporais nos fins de tarde.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.