| 10/01/2006 15h43min
A água da chuva é incorporada às estratégias de prevenção da estiagem no Rio Grande do Sul. O Programa Estadual de Captação e Manejo de Água da Chuva (Pecmac), lançado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul no ano passado, prevê a construção de cisternas para armazenar o volume de precipitações nos telhados das benfeitorias das propriedades, além da construção de microbarragens e de sistemas de infiltração.
Lançado desde o ano passado, o programa já implementou a qualificação dos técnicos da Emater, através de treinamento prático, para orientar os produtores interessados na cisterna.
Os produtores rurais devem contatar a Emater municipal para solicitar um projeto que se adapte à sua propriedade. Com o projeto em mãos, o produtor rural pode requerer o financiamento da obra pelo Banrisul. Inicialmente, o banco disponibilizou R$ 2 milhões para o Pecmac, utilizando o Pronaf, que permite juros subsidiados.
Conforme as solicitações de financiamento forem sendo feitas, o banco aumentará a destinação de verbas para o Pecmac. Pelos cálculos da Emater, uma cisterna média, com armazenamento de 57 mil litros, tem um custo de R$ 3,8 mil.
De acordo com o chefe de gabinete adjunto da secretaria de Agricultura e Abastecimento e coordenador do Programa, Sérgio Sady Musskopf, o Pecmac prevê também o armazenamento de água em microbarragens ou barraginhas.
Trata-se de um buraco cavado no solo, com paredes de no máximo 45 graus, revestidas com lona preta de 200 micras e coberta por uma camada de terra. O tamanho de cada obra deverá ser devidamente dimensionado pelos técnicos da Emater conforme a necessidade de cada propriedade. A água armazenada poderá servir para irrigação de hortas, pequenos pomares, lavagens de estábulos e pocilgas e outras atividades que não necessitem de água potável.
O Pecmac também propõe a infiltração da água de chuva nas propriedades, dentro das técnicas da permacultura, cuja orientação é: "as águas das chuvas deverão ser mantidas onde elas caem".
Para as obras necessárias à implementação do Pecmac, o Comando Militar do Sul irá contribuir com a mão-de-obra, utilizando o Batalhão de Engenharia.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SULGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.