| 11/01/2006 12h17min
A comissão de Esportes do Parlamento alemão analisará no próximo dia 18 o relatório sobre a segurança nos estádios da Copa apresentado ontem por especialistas, que teve uma repercussão bastante crítica no comitê organizador. Quatro dos 12 locais da disputa foram reprovados.
O presidente da comissão, o social-democrata Peter Danckert, comunicou hoje que o Estado deve fazer o possível para conseguir sanar as deficiências, se houver, apesar de em princípio não ser responsável pelos estádios.
– Até a Copa há tempo suficiente para sanar as deficiências encontradas no que diz respeito ao sistema de prevenção contra incêndios, saídas de emergência e possibilidades de evacuação – disse Danckert.
O estudo realizado pela Stiftung Warentest, um organismo que se dedica à avaliação e comparação de bens de consumo, alertou ainda outros quatro estádios e aprovou apenas quatro.
O relatório se centrou sobretudo em avaliar os dispositivos para responder a uma eventual situação de pânico, como o tamanho das saídas de emergência, a existência ou não de acessos ao interior do campo em caso de fuga precipitada, o tamanho dos degraus na escadaria, sua inclinação e os sistemas anti-incêndios.
O comitê organizador rejeitou as críticas dos especialistas e assegurou que os estádios alemães são seguros e que o relatório era unilateral, pois só os tinha analisado partindo da suposta situação de pânico.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.