| 11/01/2006 18h17min
Nove municípios estão em situação de emergência no Rio Grande do Sul por causa da estiagem que atinge o estado. Hoje, a prefeitura de Viadutos, no Alto Uruguai gaúcho, encaminhou o decreto à Defesa Civil, devido aos dos prejuízos causados pela seca ao município, localizado a 390 quilômetros da Capital.
A decisão foi tomada pelo prefeito Eduardo Nichetti, depois de se reunir com representantes da Associação Riograndense de Empreendimentos, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Secretaria estadual da Agricultura. De acordo com Nichetti, as perdas passam de 50% nas lavouras de milho e de feijão, e a pecuária leiteira também sofreu prejuízos. O prefeito informou que os moradores da área rual estão sendo abastecidos há 30 dias por um caminhão-pipa.
As perdas com a estiagem chegam a 30% nas lavouras de milho em Aratiba, Marcelino Ramos e Mariano Moro, na divisa com Santa Catarina. Segundo o prefeito de Marcelino Ramos, Paulo Tápia, que decretou
segunda-feira situação de
emergência no município, a falta de chuva é responsável pela terceira estiagem em três anos na cidade. De acordo com a Defesa Civil, três municípios estão racionando água: Bagé, Candiota e Barra do Rio Azul.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.