| hmin
O número de mortos devido aos dois devastadores terremotos que sacudiram o Norte do Afeganistão na madrugada desta terça-feira, dia 26, pode chegar a 5 mil. A previsão foi feita pela agência de coordenação de ajuda humanitária da Oorganização das Nações Unidas (ONU) e pelo governo interino afegão.
O epicentro do terremoto principal localizou-se nas montanhas de Hindu Kush, segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. O mais forte dos tremores atingiu 6,3 graus na escala Richter e destruiu completamente Nahrin, a cerca de 150 quilômetros de Cabul, e outros cinco povoados.
De acordo com as últimas informações, 1,8 mil corpos haviam sido resgatados dos escombros nos distritos de Nahin e Burqa, na província de Baghlan, a mais atingida pelos tremores. Mais de 10 mil afegãos estão desabrigados, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Defesa. Por causa da tragédia, o premier afegão cancelou uma viagem à Turquia.
O sismo foi o maior na região desde 1983, quando cem pessoas morreram e outras 500 ficaram desabrigadas após a destruição de suas casas e plantações. Em maio de 1998, em outra área do Afeganistão, um terremoto de 6,9 graus matou quatro mil pessoas e deixou outras milhares feridas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.