clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/01/2006 16h41min

Néstor Kirchner e Lula tentam dar gás ao Mercosul

Presidentes encontraram-se nesta quarta no Palácio do Planalto, em Brasília

O presidente Lula e seu colega argentino, Néstor Kirchner, reafirmaram hoje a aliança bilateral e prometeram reforçar o Mercosul. Kirchner foi recebido com honras em Brasíia para sua primeira visita de Estado ao país, acompanhado de vários de seus ministros, incluindo a titular da Economia, Felisa Miceli.

Os dois presidentes se comprometeram com um acordo para eliminar as assimetrias comerciais no bloco - que também inclui Paraguai e Uruguai como membros plenos.

Lula se referiu ao descontentamento manifestado por Paraguai e Uruguai, por considerarem que não têm recebido o impulso de desenvolvimento esperado, e afirmou que "precisamos ser generosos com nossos irmãos menores".

Kirchner assinalou que "no Paraguai e Uruguai se fortalecem posturas críticas ao Mercosul", e pediu "um exercício conjunto para atender às reclamações".

– Não é interesse do Brasil nem da Argentina que as assimetrias se tornem estruturais – disse Lula nas declarações que os dois presidentes deram a jornalistas após uma reunião de duas horas no Palácio do Planalto.

Lula acrescentou que o Brasil está "aberto a propostas para ampliar acordos setoriais" que evitem danos a setores industriais como consequência de desequilíbrios no comércio regional.

A força das exportações brasileiras no mercado argentino, ainda com um câmbio desfavorável, tem provocado queixas de representantes da indústria da Argentina, que registrou no ano passado um déficit no seu comércio com o Brasil de mais de US$ 3 bilhões.

Lula e Kirchner também discutiram temas de integração energética, incluindo a possível construção de um gasoduto para levar gás natural venezuelano ao Brasil e à Argentina.

O assunto voltará a ser discutido nesta quinta-feira em Brasília em uma reunião que também terá também a presença do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

AGÊNCIA O GLOBO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.