| 18/01/2006 19h11min
O governo decidiu reabrir as negociações comerciais com todos os três padrões de TV digital – japonês (ISDB), europeu (DVB) e americano (ATSC) – apesar de o padrão japonês ser o único que atende a todas as especificações necessárias. Além disso, tecnicamente o sistema americano está descartado por problemas de portabilidade e mobilidade.
– O padrão é aquele que esteja contido em 6 megahertz (MHz), que possa fornecer a imagem com alta definição, ao mesmo tempo fornecer definição standard, portabilidade e mobilidade. O padrão que oferecer isto em 6 MHz, pode ser considerado e aceito por todas as redes. Se você perguntar a um técnico, a um engenheiro, e eu não sou engenheiro, é possível que ele lhe diga que o padrão japonês neste momento atende a todas estas especificidades – disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
O ministro disse ainda que retomou as negociações para verificar quais são as contrapartidas:
– Se nós decidirmos o que
está descartado e o que não está, você
prejudica a negociação. Foi uma posição que nós assumimos hoje, de voltarmos com todas as opções, para que todos possam oferecer uma contrapartida. Se os americanos aparecerem amanhã com uma contrapartida que atenda às exigências técnicas impostas pela comissão que está discutindo isto podemos aceitar os americanos. Só que da maneira que nós estamos vendo a TV digital aberta, lamentavelmente neste momento existem algumas limitações para alguns sistemas. Pode ser que amanhã nós vamos corrigir isto – disse o ministro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.