| 31/03/2002 18h02min
Acabou o jejum. O Grêmio venceu o Coritiba de virada por 4 a 3, na tarde deste domingo, 31 de março, no Estádio Olímpico, e subiu para a segunda colocação na Copa Sul-Minas, com 25 pontos. Com o resultado, o tricolor gaúcho interrompeu uma seqüência de quatro jogos sem vitórias e ganhou tranqüilidade para enfrentar o Cienciano na próxima quarta-feira, dia 3 de abril, no Peru, pela Libertadores. Na competição regional, o próximo adversário é o Atlético-PR, no domingo, dia 7, na Arena da Baixada. Rodrigo Mendes, que recebeu o terceiro cartão amarelo, Anderson Polga e Anderson Lima, expulsos, não jogam.
O jogo começou com os donos da casa tomando a iniciativa. Afinal, o Grêmio precisava reencontrar o caminho das vitórias, principalmente por jogar diante de sua torcida. Porém, as oportunidades criadas pelos gaúchos, principalmente através de Luís Mário, Rodrigo Mendes e Zinho, não eram revertidas em gol. O Coritiba soube aproveitar melhor as subidas ao ataque e, aos 28 minutos, abriu o placar quando Da Silva recebeu de Evair na ponta-direita e cruzou rasteiro. Eduardo Martini espalmou, mas a bola caiu nos pés de Liédson que, livre, só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Dois minutos depois, o zagueiro Picolli foi expulso ao reclamar com veemência a marcação de uma falta nas proximidades da área do Coxa. O técnico Tite aproveitou a vantagem numérica e sacou Mauro Galvão para a entrada do centroavante Grafite, e o Grêmio se manteve atacante até o final da primeira etapa.
O segundo tempo começou mais parelho. Luís Mário infernizava a defesa do Coxa, enquanto Liédson dava o troco no outro lado. Mas foi Da Silva quem, aos 6 minutos, partiu em direção ao gol gremista. Polga só conseguiu parar a jogada com falta, já dentro da área. O árbitro marcou pênalti, cobrado e convertido pelo artilheiro Liédson. Tite, então, tirou o lateral Fábio de los Santos para colocar Rodrigo Fabri, lançando de vez o time ao ataque. Foi quando iniciou a reação tricolor.
Aos 15 minutos, o próprio Fabri sofreu falta na intermediária. Anderson Lima bateu, a bola desviou na barreira e tirou o goleiro do lance, descontando. Quatro minutos depois, Polga foi expulso, mas o Grêmio continuou superior e, aos 28, chegou ao empate através de Rodrigo Fabri (foto), que venceu o goleiro Wellerson com um belo chute de fora da área. A comemoração, entretanto, durou apenas um minuto. Num rápido contra-ataque, Liédson foi lançado na área, driblou Eduardo Martini e, quase caído, chutou para deixar novamente o Coritiba em vantagem.
O gol acordou o time do Grêmio que tomou conta da partida. Aos 35 minutos, Fernando, que entrara no lugar de Rodrigo Mendes, levantou na área. O goleiro espalmou, a bola bateu nas costas de um zagueiro e acabou sobrando para Luís Mário empatar. Um minuto depois, Anderson Lima foi expulso, mas a equipe continuou atacando. Aos 41 minutos, foi a vez do Coritiba perder outro jogador por expulsão: o meia Williams. A pressão gremista rendeu frutos aos 47, quando Rodrigo Fabri amparou de cabeça uma cobrança de escanteio e, com a ajuda das costas de Grafite, que desviou do goleiro, anotou o quarto gol do Grêmio.
Aliviada pela vitória, a delegação gremista embarca nesta segunda-feira para Lima, capital do Peru, onde deve permanecer até a quarta-feira, dia do jogo contra o Cienciano, em Cuzco, pela Copa Libertadores da América.
ANDRÉ ROCAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.