| 29/01/2006 17h22min
A presença das Forças de Paz das Nações Unidas no Haiti, lideradas pelo Brasil, vai ser motivo de algumas das principais mobilizações convocadas para 2006 pelas entidades participantes da Assembléia Mundial dos Movimentos Sociais, evento que integra o 6º Fórum Sociais Mundial. Os movimentos estão convocando protestos para o dia 15 de fevereiro, data em que está prevista a votação na ONU de uma eventual prorrogação do mandato da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).
Outra mobilização está prevista para 29 de março, aniversário da Constituição do Haiti. A idéia da Jornada de Solidariedade pelo Haiti é pedir que o país tenha cancelada sua dívida externa, considerada injusta e ilegítima. Segundo Beverly Keene, da rede Jubileu Sul, só em 2005 o Haiti gastou US$ 80 milhões com a dívida. Ela lembra que o valor é maior que os investimentos do país em saúde e edução.
A dívida haitiana também será tema de protesto permanente. A campanha pela anulação da dívida do Haiti integra uma mobilização mais ampla em favor dos países pobres de todo o mundo que estão em situação semelhante.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.