| 31/01/2006 18h12min
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, lembrou nesta terça-feira, em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, que o custo da assinatura mensal da TV fechada, atualmente entre R$ 60 e R$ 70, não pode ser pago pelo trabalhador que ganha salário-mínimo. Hélio Costa afirmou ainda que a experiência do Brasil, onde mais de 90% dos lares têm a TV aberta, é excepcional, e por isso a TV digital têm que se destinar ao sistema aberto.
– É absolutamente fundamental que a TV digital tem que se destinar ao sistema aberto. A digitalização já ocorre na TV por satélite e no cabo – disse o ministro.
O ministro explicou ainda que será preciso digitalizar as transmissões da TV aberta. Ele contou que a maior parte das emissoras de televisão já estão com os estúdios digitalizados. Porém, tanto as emissoras como as retransmissoras terão que trocar seus equipamentos.
Ele explicou que tecnicamente a TV analógica, existente atualmente, transmite em ondas. Com isso, pode-se ter uma imagem com fantasmas ou com ruído. A TV digital, por outro lado, faz transmissões de dados, como no computador. A imagem, segundo o ministro, ou é 100% ou não existe, aparecendo uma tela branca ou preta.
O set-up box (conversor) será utilizado no início para que os televisores existentes possam captar as transmissões digitais. O conversor, afirmou ele, melhora a imagem, mas não tem ainda todos os recursos da TV digital.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.