| 01/02/2006 16h18min
O ex-deputado Roberto Jefferson depôs hoje na sede da Polícia Federal, em Brasília. Ele confirmou ter recebido dinheiro do ex-diretor da empresa Furnas Centrais Elétricas, Dimas Toledo.
– O Dimas me entregou R$ 75 mil para a campanha – declarou Jefferson, que denunciou, no ano passado, um suposto esquema de corrupção na companhia elétrica para o financiamento de campanhas de candidatos em 2002.
Em novembro de 2005, em depoimento à PF, o lobista Newton Monteiro entregou uma lista contendo 156 nomes de políticos que também teriam recebido dinheiro do ex-diretor. A listagem, registrada em cartório, está sob investigação da Polícia Federal. Entre os nomes não há o de nenhum gaúcho. O partido que lidera as aparições nessa relação é o PSDB.
– A PF está muito em cima dessa lista. Constam nomes de candidatos a presidente, governador, do PSDB, PTB, PFL e PP. Não posso legitimar a lista, mas em relação a mim é verdade. Creio que a lista é muito próxima da verdade – afirmou.
Jefferson acredita que o próprio Dimas tenha feito a lista para mostrar que "fazia caixa para políticos daquela importância". Segundo o ex-deputado, seria uma estratégia de defesa "envolver tanta gente importante para que o inquérito não ande". Indagado sobre a informação de que políticos do PSDB teriam recebido mais dinheiro do que ele, Jefferson disse que a contribuição crescia de acordo com o tamanho do partido.
– A lista tem uma lógica política. Quanto maior o partido, maior a contribuição.
Diante da insistência dos repórteres para que citasse o nome de políticos do PSDB citados na lista, Jefferson pediu que não o obrigassem a falar sobre o assunto. Indagado se sua cautela era uma indicação de que é verdade que tucanos teriam recebido dinheiro do esquema supostamente montado pelo ex-diretor da estatal, Jefferson desconversou:
– Não me comprometa, eu preciso me defender.
AGÊNCIAS BRASIL E O GLOBO E RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.