| 06/02/2006 17h44min
O IBGE divulgará o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro na próxima quinta-feira. Pelas projeções da Corretora Concórdia, o índice oficial utilizado como referência no regime de metas para a inflação deve ficar entre 0,55% e 0,60% para o índice pleno, contra 0,36% no mês anterior.
O principal fator de alta da inflação, segundo Elson Teles, economista-chefe da corretora, virá do grupo transportes, com destaque para aumentos nos preços dos combustíveis automotivos e dos transportes públicos.
Como a inflação esperada para o primeiro mês do ano deverá ficar próxima à registrada em janeiro de 2005, a taxa de variação do IPCA nos últimos 12 meses permanecerá estável em 5,7%, comparativamente ao fechamento do ano passado.
Em termos desagregados, a corretora estima variação mensal em torno de 0,6% dos preços administrados por contrato e monitorados (contribuição de 0,20 ponto percentual) e em torno de 0,55% dos preços livres
(contribuição de 0,37 p.p.).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.