| 07/02/2006 07h20min
Depois de resistir a apelos de correligionários no ano passado, o ex-governador e deputado federal Alceu Collares (PDT), 78 anos, assumiu ontem que pretende disputar novamente o Piratini. Apesar de ter insistido, em 2005, que não seria candidato a governador, o parlamentar desistiu da reeleição à Câmara motivado por pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 8 e 12 de janeiro. Segundo dados do instituto, Collares liderou o cenário no qual o governador Germano Rigotto (PMDB) está fora da disputa e o candidato do PT é o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.
– Eu sou o candidato do PDT. Faremos um programa de governo em conjunto com a população – garantiu o deputado.
Presidente do diretório estadual do PDT, Matheus Schmidt, confirmou ontem a candidatura de Collares. Segundo ele, não haverá prévia e o nome será oficializado na convenção estadual em junho. No sábado, em Capão da Canoa, a sigla irá se reunir para discutir o projeto de governo entre outros assuntos.
– Um grupo majoritário do partido formado por deputados e lideranças está lançando Collares, que aceitou concorrer – explicou Schmidt.
O prefeito de Lagoa Vermelha, Moacir Volpato (PDT), pré-candidato ao governo do Estado, surpreendeu-se com o lançamento de Collares. Ele defende que haja prévia ou pré-convenção para verificar quem tem a preferência dos trabalhistas, conforme estabelece o estatuto do partido. Hoje, Volpato deve cobrar explicações da executiva estadual.
Desde que assumiu a intenção de concorrer em 24 de janeiro do ano passado, Volpato telefona diariamente para prefeitos, vereadores e percorre o Estado em busca de apoio.
– Dois ou três não podem definir o candidato. Ninguém pode ganhar (a indicação) no grito. Ninguém aceita mais essa imposição. Estou firme em meu propósito e não deixarei abafarem a minha candidatura – disse o prefeito.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.