| 07/02/2006 09h20min
Um afegão morreu hoje e dois soldados noruegueses ficaram levemente feridos durante um violento protesto contra as caricaturas de Maomé em um acampamento da Otan em Meymaneh, no noroeste do Afeganistão. O local foi apedrejado hoje, assim como a missão diplomática da Dinamarca em Cabul.
O quartel do comando italiano da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) da Otan foi alvo de violentos protestos. O porta-voz do comando italiano, Riccardo Cristoni, assinalou que uma das guaritas da missão foi incendiada e outra foi atingida por um tiro, mas nenhum militar ficou ferido. A embaixada de Roma em Cabul também foi palco da manifestações violentas.
No Egito, também prosseguem os protestos. Milhares de estudantes egípcios se manifestaram hoje contra as caricaturas do profeta Maomé publicadas na Europa. Alguns deles pediram que o Egito rompa suas relações diplomáticas com a Dinamarca e a Noruega.
Os protestos se desenvolveram de forma pacífica nas universidades do Cairo e de Ein Sham, na capital, onde os estudantes, muitos deles com o Corão na mão, também exigiram um boicote econômico aos países onde as charges foram publicadas.
Protestos similares ocorreram nas últimas 24 horas em outros países árabes e islâmicos, inclusive o Irã, onde centenas de manifestantes apedrejaram e atiraram coquetéis molotov contra as Embaixadas da Áustria e da Dinamarca. Manifestantes libaneses incendiaram no domingo o consulado dinamarquês em Beirute, um dia depois de milhares de sírios fazerem o mesmo com as missões diplomáticas da Noruega e da Dinamarca em Damasco.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.