| hmin
A junta de governo transitória da Venezuela, que assumiu o comando do país após a renúncia do presidente Hugo Chávez, anunciou na tarde desta sexta-feira, dia 12, que serão convocadas eleições presidenciais dentro de um ano. O empresário Pedro Carmona, que encabeça o novo governo provisório, anunciou que também serão convocadas eleições legislativas em um prazo menor que um ano.
Em suas primeiras declarações, Carmona convocou os setores da Venezuela para ajudar o país a sair da crise. Carmona deve ser juramentado ainda nesta sexta e anunciará os membros de seu gabinete, assim como as 25 pessoas que formarão um conselho de Estado.
Após três anos no poder, Hugo Chávez renunciou na madrugada desta sexta-feira pressionado intensamente por militares rebeldes e por protestos contra seu governo, que terminaram com 15 mortos. Chávez, coronel do Exército que participou de uma tentativa frustrada de golpe militar em 1992, foi eleito presidente em 1998 com 57% dos votos e assumiu o governo com mais de 90% de aprovação. Em julho de 2000, foi reeleito com 59% dos votos – depois de mudar a Constituição para que a eleição pudesse acontecer. Seu mandato terminaria em 2007.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.