| 15/02/2006 10h58min
O ministro da Agricultura da Indonésia, Anton Apriyantono, alertou hoje para o aumento dos casos de gripe aviária por causa do vírus H5N1 no país e afirmou que as mortes acontecem de forma cada vez mais rápida.
A Indonésia lidera a lista de países com mais vítimas mortais da gripe aviária em 2006, com sete casos confirmados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também é a nação onde o vírus apresenta o maior índice de mortalidade, quase 70%.
Após uma reunião com o presidente, Susilo Bambang Yudhoyono, ministra da Saúde do país, Siti Fadillah Supari, lembrou que cada família afetada que é identificada aumenta a possibilidade de que o vírus de origem animal sofra mutação e adquira a capacidade de se transmitir entre humanos.
Apesar das declarações dos dirigentes indonésios, alguns analistas atribuem o aumento do número de casos e o elevado índice de mortalidade a falhas nos sistemas de detecção precoce e à desinformação de grande parte da população sobre a doença.
– Como os sintomas de gripe aviária são iguais aos da gripe comum, muitos infectados ficam em casa por dias antes de ir ao hospital, quando já estão realmente doentes, e quase sempre é muito tarde – disse Ilham Patu, porta-voz do hospital de referência em gripe aviária de Jacarta.
Desde que a gripe aviária reapareceu na Coréia do Sul em dezembro de 2003, o vírus H5N1 já provocou 42 mortes no Vietnã, 18 na Indonésia, 14 na Tailândia, oito na China, quatro no Camboja e na Turquia e uma morte no Iraque, de acordo com dados da OMS.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.