| 17/02/2006 13h20min
Seis novos focos ativos de gripe aviária foram identificados na última semana na Romênia, onde as autoridades conseguiram isolar outros 25 em localidades situadas no sul e sudeste do país, informou hoje o Ministério de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MSDR).
O Ministério diz em comunicado que os últimos seis focos confirmados estão nos distritos sulinos de Tulcea (Delta do Danúbio), Constança (costa do Mar Negro) e Dolj (às margens do Danúbio), onde estão sendo realizadas hoje operações de sacrifício das aves domésticas.
Em outras duas localidades do distrito de Constança, em Tuzla e Navodari, há suspeitas de gripe aviária em conseqüência dos resultados positivos dos testes rápidos efetuados hoje em aves mortas.
A situação epidemiológica da gripe aviária foi apresentada recentemente a um grupo de analistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que chegou a Bucareste para analisar a atuação das autoridades para impedir a extensão da cepa H5N1 do vírus e prevenir a doença nos seres humanos.
Os analistas da OMS advertiram hoje, em entrevista coletiva, que a gripe aviária estará presente ainda por uns cinco anos na Romênia e recomendaram ao Ministério da Saúde aumentar a produção de vacina antigripal de 550 mil para 5 milhões de doses, projeto que, asseguraram, será financiado pelo Banco Mundial.
– Toda a Europa terá problemas com a gripe aviária dentro de pouco tempo – disse, por sua vez, Adrian Streinu Cercel, diretor do Instituto Matei Bals, que funciona como centro especializado para prevenir e lutar contra a gripe aviária em humanos.
Cercel destacou que na luta contra a cepa letal H5N1 são muito importantes as medidas profiláticas mais simples, como a higiene elementar com água e sabão e o confinamento das aves domésticas para que não entrem em contato com as migratórias silvestres.
Os analistas da OMS se declararam satisfeitos com a atividade das autoridades romenas e pelo fato de que não foi registrado nenhum caso de gripe aviária em seres humanos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.