| 22/02/2006 15h38min
As autoridades sanitárias da Romênia confirmaram hoje a presença do vírus H5N1 em dois cisnes e duas galinhas d'água encontrados mortos ontem na praia situada entre os balneários de Eforie Nord e Eforie Sur, no porto turístico de Mangalia e no lago Neptun.
Outras dezenas de aves silvestres mortas foram encontradas na praia de Eforie Nord e os veterinários fizeram testes biológicos para comprovar se se trata de gripe aviária, segundo informaram meios de comunicação locais.
Nas localidades de Tuzla e Navodari, no litoral do Mar Negro, foi confirmada a presença do vírus da gripe aviária em sua forma mais agressiva e quase 40 mil aves de curral foram sacrificadas. Em Lunca, no distrito de Tulcea (Delta do Danúbio) foi imposta hoje quarentena e sacrifício de todas as aves depois da descoberta de 26 galinhas e 15 patos mortos com o vírus H5.
O diretor da Autoridade Sanitária Veterinária de Tulcea, Marian Avram, disse que os testes foram enviados também ao laboratório de referência de Bucareste. O governo ordenou o pagamento de indenizações para os proprietários das aves sacrificadas nos distritos de Constancia e Tulcea, assim como ajudas em alimentos para a população isolada pela quarentena.
A Sociedade Ornitológica Romena (SOR) propôs criar dois centros para a vigilância das migrações, que deve testar as aves vivas e marcá-las para controlar suas rotas, e advertiu do perigo durante a migração da primavera.
A organização dos operadores de turismo da Romênia apontou que se prevê uma diminuição dos turistas em 25% devido à ameaça da gripe aviária.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.