| 24/02/2006 21h12min
Um comando terrorista, possivelmente pertencente à rede Al Qaeda, tentou atacar hoje a maior refinaria de petróleo do mundo, situada na cidade saudita de Abqaiq. A ação foi impedida pelos agentes de segurança da instalação, que mataram a tiros os terroristas.
O porta-voz do Ministério saudita do Interior, Mansur al-Turki, declarou à televisão que dois seguranças foram mortos na operação para neutralizar o comando terrorista. Ele acrescentou que os homens-bomba poderiam ter se infiltrado na Arábia Saudita vindos do Iêmen.
A atitude dos terroristas chamou a atenção das equipes de segurança da refinaria, que abriram fogo antes de os veículos se aproximarem do complexo petrolífero. Os carros acabaram explodindo.
O Ministério do Interior saudita informou que os danos causados pelas explosões se limitaram a um pequeno incêndio, que foi controlado no momento do ataque. O ministro saudita do Petróleo, Ali Bin Ibrahim al-Naimi, afirmou que a produção de petróleo e gás não foi afetada pelo ataque. A refinaria de Abqaiq processa dois terços do petróleo do país, que é o maior produtor de petróleo do mundo, com nove milhões de barris diários.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.