| hmin
Movimentos civis contrários à globalização e às políticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial preparam para este sábado, dia 20, uma megamanifestação contra a reunião conjunta das duas instituições, que se realiza neste fim de semana em Washington.
No encontro, o presidente do Banco Mundial (BM), James Wolfensohn, espera obter apoio dos países industrializados a suas propostas para reduzir a pobreza no mundo por meio do incentivo ao comércio e à educação. O banco planeja conseguir que, até 2015, todas as crianças do mundo tenham acesso à educação primária. Para isso, trabalhará primeiro em 10 países considerados prioritários, disse Wolfensohn.
Mais do que em outros encontros do tipo, há um surpreendente domínio da política externa americana nos temas deste ano. Grupos latinos pedem a saída dos EUA da Colômbia e explicações sobre o verdadeiro papel do país no golpe frustrado na Venezuela; a coalizão A.N.S.W.E.R. (resposta) exige o fim da presença norte-americana no Afeganistão; e a Mobilização pela Justiça Global exorta o Congresso a não autorizar qualquer ação militar no Iraque. Como nas vezes anteriores, a segurança na cidade foi reforçada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.