| 27/02/2006 14h09min
A Frente do Acordo Nacional Iraquiano (Fani), que reúne os principais partidos sunitas, anunciou hoje que nos próximos dois dias retornará às negociações para a formação de um novo governo iraquiano se suas exigências forem cumpridas.
– Os dirigentes da Fani voltarão às negociações de forma oficial nos próximos dois dias com a condição de que sejam cumpridas as dez exigências que apresentamos ao Governo iraquiano – afirmou Iyad Al Samerrai, vice-secretário do Partido Islâmico do Iraque, integrado à Fani.
A Fani, com 44 cadeiras, será a terceira força política do próximo Parlamento iraquiano, depois dos xiitas confessionais e a aliança curda.
Entre as dez exigências da Fani estavam a imposição do toque de recolher na capital, a indenização às famílias dos mortos, e a reconstrução dos templos danificados durante a onda de violência.
O porta-voz do Partido Islâmico, Rashid al-Azaui, explicou na semana passada que seu grupo, parte da Fani, deixaria de ir às reuniões com a Aliança Unida Iraquiana (AUI), xiita confessional e vencedora das eleições de dezembro, para a formação do novo Governo iraquiano.
Os árabes sunitas decidiram suspender sua participação nas conversas para a formação do novo executivo em protesto pela onda de violência contra sua comunidade desatada na semana passada após o incêndio de um templo xiita em Samarra, 120 quilômetros ao norte da capital.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.