| 27/02/2006 17h12min
O deputado cassado José Dirceu (PT-SP) deverá protocolar no Supremo Tribunal Federal (STF) até março um recurso para tentar reavar o mandato. A informação foi publicada hoje no blog do colunista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. O texto do advogado José Luiz Oliveira Lima já estaria pronto.
Em dezembro, Lima chegou a negar que recorreria ao STF contra a cassação do mandato de seu cliente. O advogado, que agora está de férias nos Estados Unidos, disse à época que Dirceu o havia autorizado apenas a pensar na possibilidade de recurso. Na coletiva de imprensa realizada no dia seguinte à cassação, o ex-ministro disse que a defesa estava analisando o assunto mas que não tinha ânimo para recorrer novamente ao Supremo.
– Eu falei com meu cliente sobre essas teses e ele me liberou para pensar, eu estou pensando – disse o advogado, lembrando que o prazo para recurso é de 120 dias (a partir da data de cassação).
Dirceu foi cassado em 30 de novermbro acusado de chefiar o mensalão. Com a decisão dos colegas, ele fica inelegível até 2015. O petista também é acusado de ter praticado tráfico de influência. A votação terminou com 293 votos a favor e 192 contrários.
O ex-todo poderoso do governo Luiz Inácio Lula da Silva acionou diversas vezes o STF para tentar assegurar a vaga na Câmara dos Deputados. Por meio de liminares e recursos junto ao Tribunal, Dirceu adiou por mais de uma vez a sessão plenária que decidiu o seu futuro político.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.