| 01/03/2006 07h48min
O presidente norte-americano, George W. Bush, chegou hoje ao Afeganistão para uma curta escala não anunciada dentro de sua viagem pelo Sul da Ásia. Bush, que aterrissou na base americana de Baghram nos arredores de Cabul, deve visitar as tropas americanas e reunir-se com o presidente afegão, Hamid Karzai. Durante a visita, Bush disse que Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al-Qaeda, "será levado diante à Justiça".
Esta é a primeira visita de Bush ao Afeganistão, onde há por volta de 19 mil soldados americanos estacionados para participar da chamada Operação Liberdade Duradoura, contra os redutos do regime talibã e seus aliados da rede terrorista Al-Qaeda.
O presidente americano deve chegar esta noite à Índia para uma visita oficial de três dias de duração, à qual seguirá uma viagem de um dia ao Paquistão. Sua parada no Afeganistão não foi anunciada, mas havia um rumor que acompanhou durante dias a organização desta viagem, e a maioria dos jornalistas que o acompanhavam nesta viagem já chegou a Nova Délhi.
Em Cabul, a segurança foi reforçada e horas antes da chegada de Bush, era possível ver veículos blindados e aviões americanos patrulhando a cidade. Segundo anunciou o porta-voz da Casa Branca em Cabul, Scott McLellan, a visita de Bush ao Afeganistão durará por volta de quatro horas.
Além de reunir-se com Karzai, o presidente americano deve participar de um almoço de trabalho com delegados de ambos os países e declarar inaugurada a Embaixada dos Estados Unidos em Cabul. Posteriormente, visitará as tropas americanas na base de Baghram, de onde deve tomar de novo seu avião "Air Force One" com destino a Nova Déli, onde chegará no final do dia.
O porta-voz da Casa Branca indicou que não se tinha informado desta visita por questões de segurança, mas que foram necessárias oito semanas de preparação.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.