| 04/03/2006 11h24min
Um analista chinês conhecido por sua luta contra a Síndrome Respiratória Aguda e Severa (Sars) alertou hoje para o possível aumento do contágio da gripe aviária entre aves selvagens e humanos com a chegada da primavera no Hemisfério Norte.
Segundo Zhong Nanshan, a gripe aviária se espalhará por todo o mundo e o vírus detectado nos animais selvagens (H5N1) pode ser transmitido às pessoas por vias desconhecidas. No entanto, o acadêmico chinês destacou que a epidemia em humanos não será imediata e ressaltou a importância da vacinação.
Ele acrescentou ainda que é fundamental estar atento para adotar medidas imediatas. Além disso, destacou que dois em cada quatro casos detectados em 2004 na província de Cantão foram descobertos pelo serviço de saúde local.
Por sua vez, o vice-primeiro-ministro chinês, Hui Liangyu, advertiu também para o eventual aumento de focos da gripe aviária em aves e de casos em humanos com a chegada da primavera e o aumento da migração das aves.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.