| 06/03/2006 18h36min
O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Mike Leavitt, anunciou hoje que autorizou os Institutos de Saúde Pública e os Centros de Prevenção e Controle de Doenças que comecem a trabalhar numa segunda vacina contra a gripe aviária. Leavitt afirmou que, para evitar surpresas, como uma possível pandemia da gripe aviária, é preciso continuar desenvolvendo novas vacinas.
A previsão dos funcionários de saúde é basear a segunda droga em uma amostra recolhida na Indonésia ano passado. O vírus que circula pela Indonésia está relacionado com o aparecido no Vietnã, mas não descende dele, e provoca uma resposta diferente no sistema imunológico.
A vacina atualmente existente está baseada numa amostra do vírus recolhida no Vietnã, em 2004. Acredita-se que o H5N1 tenha sofrido mutações o suficiente desde então e que a cepa encontrada atualmente na África e na Europa seja diferente. Os norte-americanos gastaram até o momento US$ 250 milhões em 8 milhões de dose contra a versão vietnamita da doença.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.