| 07/03/2006 16h53min
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e seu colega russo, Sergei Lavrov, asseguraram hoje que não há proposta nova da Rússia para solucionar a polêmica nuclear iraniana. Com a informação, Condoleezza desmentiu, assim, a suposta oferta de Moscou de modificar sua proposta inicial e permitir ao Irã que desenvolva certas atividades nucleares de Pesquisa e Desenvolvimento em seu território.
– Os Estados Unidos foram muito claros: o enriquecimento e reprocessamento de urânio em solo iraniano não são aceitáveis – disse Condoleezza.
Em entrevista coletiva conjunta, Lavrov confirmou as declarações da norte-americana, afirmando que não há compromisso nem nova proposta. O ministro russo explicou que as negociações do seu país com o Irã tiveram como objetivo prioritário tratar de convencer o regime iraniano a aceitar as exigências da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Como possível fórmula para solucionar o problema iraniano, a Rússia tinha se oferecido para enriquecer urânio para o Irã em território russo, formando uma sociedade mista.
Embora assegurando que o Irã ainda possa recuar e cumprir suas obrigações internacionais, Condoleezza se mostrou convencida de que o caso acabará no Conselho de Segurança da ONU.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.