| 08/03/2006 21h10min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou da Federação Internacional de Futebol (Fifa) punições mais drásticas para os casos de racismo no esporte. O pedido foi feito em carta enviada ao presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter, e comentada na edição desta quarta do programa Café com o Presidente.
– A Fifa tem que tomar atitudes drásticas. Primeiro, punindo os clubes com a perda de pontos, mando de jogo, qualquer coisa. Se o problema persistir no país, até a própria seleção tem de ser punida, não participando de eventos internacionais – afirmou o presidente.
Lula explicou que a decisão de enviar uma carta ao presidente da Fifa foi tomada depois que ele assistiu, pela televisão, cenas de preconceito de torcidas de clubes europeus contra jogadores negros e brasileiros.
– É uma cobrança contra algumas coisas que eu estou vendo na televisão. Eu já vi fazerem contra o Roberto Carlos na Espanha, já vi torcedores rivais do Barcelona imitarem macacos para o centroavante Eto’o. Então, resolvi escrever – contou.
Para o presidente, preconceito e futebol têm significados totalmente opostos.
– Preconceito é uma coisa odiosa. O racismo, mais ainda. Já o futebol significa paz, alegria. Não pode ser um lugar em que a gente vá pra mostrar as nossas maldades. A gente tem que ir lá para mostrar as nossas bondades, torcer, gritar, brincar e respeitar o atleta que está em campo – finalizou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.