| 10/03/2006 10h01min
O Ministério chinês da Saúde advertiu hoje sobre a possibilidade de aumentarem os casos de infecção do vírus H5N1 da gripe aviária em humanos. A doença já matou 10 pessoas no país.
O porta-voz do Ministério, Mao Qunan, disse em entrevista coletiva que as possibilidades de contrair o vírus aumentam com o movimento de aves migratórias rumo ao sul com a chegada da primavera.
– O sistema de saúde está em alerta vermelho. Tomamos medidas para reforçar a vigilância e a prevenção – acrescentou.
A vacinação em massa de aves não diminui a detecção urgente de casos humanos, segundo Mao, que considerou que vacinar aves era "crucial para prevenir as infecções humanas". Ele reconheceu, no entanto, que a medida "dificulta detectar infecções humanas".
Na China foram registrados 15 casos humanos de gripe aviária, dos quais 10 morreram (o mais recente, na quarta-feira passada). O país teve mais de 30 focos entre aves desde 2005. Os últimos casos de infecções humanas do vírus na China foram divulgados em fevereiro, detectados na província central de Hunan.
Segundo os últimos números da Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus foi de aves para humanos em sete países, com um total de 97 vítimas: Vietnã (42), Indonésia (21), Tailândia (14), China (10), Turquia (4), Camboja (4) e Iraque (2).
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.