| 16/03/2006 15h16min
As autoridades da Malásia anunciaram hoje a existência de um foco de gripe aviária do vírus H5N1 no Estado de Perak (norte), depois de vários meses sem a confirmação de algum foco da doença no país.
O Departamento de Serviços Veterinários da Malásia confirmou que foi encontrado o vírus H5N1, altamente patogênico, nas análises de aves mortas recolhidas em duas localidades de Perak.
A Malásia foi uma das nações do Extremo Oriente a que o vírus chegou após reaparecer em dezembro de 2003 na Coréia do Sul, mas este ano ainda não havia sido detectado nenhum foco da doença.
O mesmo não ocorre com a Indonésia, onde 10 pessoas morreram desde o início de janeiro, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As autoridades de Mianmar (Birmânia) informaram esta semana que tinham encontrado no país, pela primeira vez, animais mortos por causa do H5N1, o mais mortal dos tipos do vírus da gripe aviária.
A doença já matou 97 pessoas no mundo todo, segundo a OMS,
no Vietnã (42 mortos), Tailândia (14) e Camboja (4), entre outros países.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.