| 16/03/2006 19h10min
Os Estados Unidos estão prontos para um novo conflito militar. E o adversário parece já ter sido definido: o Irã. O relatório Estratégia Nacional de Segurança foi divulgado hoje e aponta o país islâmico como o "próximo desafio".
– Se for necessário, sob os princípios estabelecidos de autodefesa, não descartamos o uso da força antes que ocorram ataques, ainda que persista a incerteza sobre o momento e o lugar do ataque do inimigo – define o documento.
Com 49 páginas, o texto foi elaborado pelo Pentágono. Desta forma, o governo de George W. Bush reafirma a orientação de atacar preventivamente apesar dos erros cometidos no Iraque. Em 2002, as tropas invadiram o país sob a alegação de encontrar armas de destruição de massa. Até então, nada foi localizado.
Os EUA alegam que o Irã negociou o programa nuclear sem "boa fé". Entretanto, lembram que o esforço diplomático deve ser utilizado para evitar um confronto.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.