| 17/03/2006 00h42min
A visita do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a Santa Catarina nesta sexta-feira deve ter grande repercussão política. Lula pediu, por meio da senadora Ideli Salvatti (PT), um encontro reservado com o governador Luiz Henrique (PMDB), candidato à reeleição.
No meio político, especula-se que Lula irá pedir que Luiz Henrique lhe dê palanque no Estado, a exemplo do que aconteceu na eleição de 2002. O cenário hoje é outro: o governador critica e faz oposição ao governo federal na mesma proporção que recebe críticas e oposição da bancada petista na Assembléia.
Além disso, uma parte do PMDB busca candidatura própria a presidente. O PT catarinense também tem candidato próprio ao governo, o Secretário Nacional da Pesca, José Fritsch. O Secretário acompanhará Lula a todos os eventos. No PT estadual, ninguém – com exceção de alguns membros do Campo Majoritário – admite a possibilidade de aliar-se a Luiz Henrique.
O governador vai recepcionar Lula no aeroporto em Joinville e o acompanhará durante todo o dia nas cidades de São Francisco do Sul, Itajaí e Laguna. O deslocamento será feito de helicóptero. A conversa deve ocorrer em Itajaí, em meio à inauguração de obras no porto e o batismo do primeiro navio construído na cidade com recursos federais.
A agenda presidencial prevê compromissos temáticos no setor portuário e um encontro com diretores do Cefet, em Joinville, marcado às pressas após a desistência do presidente de cumprir agenda na cidade. Os diretores irão pedir a criação de uma universidade tecnológica no Estado.
Em São Francisco do Sul, a comitiva visita obras do porto, assim como em Itajaí e Laguna, onde sobrevoa as obras de prolongamento do molhe sul da barra do Porto de Laguna. No terminal pesqueiro, inaugura área de recepção de pescado.
O presidente virá ao Estado acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e também deve visitar os familiares que moram na região continental de Florianópolis. Da última vez que esteve em Santa Catarina, em dezembro de 2004, Lula visitou a filha, Lurian, e os netos, no condomínio onde moram, no Bairro Abraão. O encontro não está previsto na agenda oficial e, se ocorrer, será no final da tarde, após eventos em Laguna.
ANA MINOSSO / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.