| 17/03/2006 15h18min
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que a decisão sobre o padrão de TV digital que o país vai adotar está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não tem prazo para fazer sua opção. Mesmo assim, o ministro garantiu que haverá a transmissão do sinal em caráter experimental durante a Copa do Mundo, em dez mil pontos de São Paulo.
– Eu tenho certeza de que ainda em setembro estaremos iniciando a operação comercial da TV digital – afirma.
Hélio Costa voltou a defender o modelo japonês como sendo o que melhor atende, tecnicamente, os pré-requisitos da TV digital estabelecidos pelo país: gratuidade, mobilidade, portabilidade, e interatividade. No entanto, o ministro amenizou a discussão, dizendo que as contrapartidas oferecidas pelos três grupos que disputam o mercado brasileiro também vão ser levadas em conta.
Representantes dos modelos japonês e europeu manifestaram disposição de instalar fábricas no Brasil, mas ainda não formalizaram esse compromisso.
– Estamos nessas negociações importantíssimas. Tenho certeza de que o presidente, sabendo de tudo isso, vai tomar sua decisão com relação ao padrão – fianliza o ministro.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.