| 24/03/2006 10h21min
Os três primeiros meses de 2006 registraram inflação acumulada de 1,41% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15). Conforme o Instituto Brasileiro de Geogrfia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 teve variação de 0,37% em março, abaixo da taxa de 0,52% de fevereiro. Nos últimos 12 meses o resultado é de 5,49%.
O resultado de março teve influência da amenização dos efeitos da alta sazonal das mensalidades escolares, que, após atingirem variação de 5,38% em fevereiro, passaram para 0,80% em março.
Além disso, alguns itens de consumo chegaram a apresentar resultados negativos, como os artigos de vestuário, que, com promoções, tiveram queda de 0,11%, e os aparelhos de TV, som e informática, cujos preços caíram 1,75%.
O IBGE ressalta que os alimentos também se apresentaram em queda, mas bem menos expressiva do que no mês anterior (de -0,40%, passaram para -0,08%). Produtos como feijão preto (-4,29%), tomate (-3,45%) e carnes (-2,00%) caíram menos (-4,53%, -16,50% e -3,10% em fevereiro, respectivamente).
O consumidor, no entanto, passou a pagar mais 16,69% pelo feijão carioca e pelo açúcar refinado (9,04%) e cristal (7,48%).
Enquanto isto, os combustíveis continuaram exercendo forte pressão sobre o índice. O consumidor, absorvendo repasse de aumento praticado pelas distribuidoras, passou a pagar 7,69% a mais pelo litro do álcool.
A gasolina, pressionada pela alta do álcool, ficou 2,17% mais cara. Foram as duas maiores contribuições individuais no índice do mês (0,10 ponto percentual em cada um dos itens). No ano, o álcool já acumula alta de 24,38%, e a gasolina, de 3,55%.
O maior índice regional foi registrado em Curitiba (0,61%), onde a gasolina se destacou pela alta de 4,73%. O mais baixo foi o de Belém (0,10%).
O IPCA-15 refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.
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